O que é melhor: Curso presencial ou a distância?

A regra é sempre válida mas, em períodos de dificuldades econômicas, ganha ainda mais evidência: investir na carreira é uma necessidade. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é fato que, infelizmente, nem todos conseguirão as vagas que desejam. No entanto, você pode estar se perguntando: qual é o segredo para não deixá-las passarem? A resposta está em uma palavrinha: qualificação! 

A democratização do ensino básico no Brasil foi e ainda é um passo importante para que mais pessoas tenham condições de exercer a sua cidadania, aumentar o seu nível de instrução e candidatar-se a mais vagas no mercado de trabalho. Todavia, com mais pessoas chegando a concluir os estudos de nível médio, ter o ensino médio completo deixou de ser suficiente para pleitear as melhores vagas de emprego. O que antes poderia ser visto como um diferencial hoje é apenas uma exigência. Por isso, é preciso ir além: investir em formações complementares e, de preferência, naquelas que são mais requeridas pelo mercado de trabalho.

Investir na sua formação é sempre uma boa ideia, pois lembre-se: o conhecimento que você obtém ninguém pode tirar de você! Se você valorizar a sua formação, levará o que aprendeu para o resto da vida, independentemente da profissão que decidir exercer. A dúvida que costuma surgir, quando se começa a pensar na próxima formação, é a seguinte: “O que é melhor: curso presencial ou a distância?” Para saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura! 

Ensino a distância

Você já deve ter lido algo sobre o ensino a distância na internet, assistido a alguma propaganda na TV ou levado algum folder sobre o tema para casa. Como o próprio nome sugere, o ensino a distância se trata de uma modalidade de ensino em que aluno e professor não se encontram no mesmo lugar de forma presencial. Ambos contam com a tecnologia para fazerem a aula acontecer: enquanto o professor grava a aula da instituição em que trabalha ou de sua própria casa e a posta na internet, através de um link, o aluno, na instituição em que estuda ou em casa, acessa esse link e assiste à aula. As aulas podem acontecer de duas maneiras: síncrona, ou seja, a transmissão da aula se dá em tempo real, ou assíncrona, quando o aluno assiste a um vídeo que o professor já gravou anteriormente. 

Vantagens do ensino a distância

Entre as vantagens do ensino a distância, podemos citar a flexibilidade de horários para o acompanhamento de uma disciplina. De modo geral, são poucas as vezes em que a presença nas aulas síncronas é obrigatória e, via de regra, as aulas ficam gravadas e o aluno pode assistir a elas quando for mais conveniente. Dessa forma, muitos que trabalham durante o dia ou têm uma rotina de horários que não são fixos se beneficiam do ensino a distância, pois podem assistir às aulas no momento mais oportuno e de onde estiverem, desde que haja conexão à internet, o que se configura como outra vantagem do ensino a distância. 

Desvantagens do ensino a distância

O fato a seguir pode ser considerado tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, a depender da pessoa: no ensino a distância, você é o maior responsável pelo andamento das disciplinas que está cursando! Isso exige, permitam-nos o trocadilho, muita disciplina de quem opta por fazer um curso a distância. Como é você que faz os seus horários e não há uma cobrança para a entrega das atividades como na modalidade presencial, os prazos a serem cumpridos dependem de você e da forma como conseguirá se organizar. Além disso, pelo fato de o ensino a distância ser online, existem alunos que não conseguem manter o foco em todas as aulas e sentem falta da dinâmica de interação de um curso presencial. As aulas práticas também não são rotina, já que costumam demandar uma estrutura física maior. 

Ensino Presencial

Ao contrário do ensino a distância, o ensino presencial acontece, como o próprio nome já indica, presencialmente: alunos e professores se encontram num mesmo espaço físico, ao mesmo tempo, e a interação ocorre simultaneamente. Ou seja: o local e os horários das aulas não são flexíveis e a frequência é um fator determinante para a aprovação. 

Vantagens do Ensino Presencial

A interação social mais próxima que o ensino presencial possibilita é uma de suas principais vantagens. Ao estabelecer contato com os professores e os demais alunos da mesma classe, além de interagir com outras pessoas que circulam entre o ambiente escolar, muitos alunos se sentem mais motivados. Além disso, vários cursos contam com aulas práticas como parte da didática de algumas disciplinas, o que só é possível, na maioria das vezes, presencialmente. 

Desvantagens do Ensino Presencial

Entre as desvantagens do ensino presencial, encontra-se a necessidade da presença física e em horários pré-estabelecidos pela instituição de ensino no local demarcado. Para muitas pessoas que já têm uma rotina apertada, trabalhando em período integral, isso pode ser uma desvantagem, já que nem sempre o local das aulas é de fácil acesso para o aluno. Além disso, a locomoção implica outras questões, como o trânsito e a facilidade de acesso à instituição em questão. 

Ensino Técnico

O ensino técnico é a forma mais rápida para ingressar com capacitação e segurança no mercado de trabalho. Além da rapidez na contratação, os cursos técnicos também proporcionam ótimos salários! Mas será que o ensino técnico pode ser a distância? Um dos grandes diferenciais dos cursos técnicos é a formação que alia a teoria à vivência da profissão no cotidiano. Por essa razão, várias disciplinas são práticas, o que requer aulas presenciais, já que elas farão a diferença para o futuro profissional. Mas isso não implica dizer que outras disciplinas não possam ser ofertadas de forma remota, uma vez que aulas teóricas podem ser utilizadas para pesquisa, fundamentação teórica, construção de mapas mentais e disposição imediata do conteúdo gravado. 

Conclusão: Curso presencial ou a distância?

Dado o exposto, você pode ainda estar se questionando: o que é melhor, curso presencial ou a distância? A verdade é que não existe “melhor” ou “pior”, mas sim a opção que mais se adequa à sua realidade. Se você tiver uma rotina comprometida com o trabalho e outros afazeres e não consegue disponibilizar um turno inteiro (manhã, tarde ou noite) para estar presente numa instituição de ensino, o curso a distância é uma excelente opção. No entanto, se você dispuser desse tempo e desejar uma imersão maior na área em que pretende atuar futuramente, além de dispor de todo material didático a qualquer momento, você pode optar pelo curso SEMIPRESENCIAL, o que também se apresenta como uma opção mais interessante devido às aulas práticas. E é exatamente esta modalidade que a Escola Técnica de Maracanaú disponibiliza aos seus alunos um campo integral de aprendizagem através do programa ETM Flex. 

Tecnologia do Blogger.